Em cada ser humano há uma TENDÊNCIA em tornar preocupações de hoje ou do momento em possíveis problemas ou dificuldades de dias, semanas, meses ou anos à frente! Lembre-se, isto é uma “tendência humana” e não uma “sentença” ou “destino”!
Onde são gerados os pensamentos ou sentimentos provocados por essa tendência? Cada um de nós tem dentro de si o DESEJO de ter o controle de tudo que diz respeito a si: a roupa que vamos usar, a comida que iremos ingerir, o que vamos beber, o que vamos ver, ler, ouvir, falar – para garantir o que vamos sentir! Se a pessoa perceber que de fato não consegue controlar alguns “resultados” (geralmente não conseguimos!) tanto quanto pensava que podia, por não gostar do que “colheu” (sentiu)…. geralmente irá fazer uma “projeção negativa” para o futuro,…
AQUELE DESEJO de controlar tudo produz a ansiedade, alimenta expectativas, que geram diferentes reações de emoção e pensamento: inquietação, nervosismo, medo, insegurança, pânico, pavor, descontrole, agressividade, depressão, e outros sintomas ou reações DERIVADOS do estado inicial de PREOCUPAÇÃO com o futuro e suas consequências – TUDO nascido em seu PENSAMENTO, de onde sai tudo o que temos de ruim ou de bom em nosso caráter e vida! (Veja o que Jesus declarou: Mat.15:19)
A boa notícia é que você pode MUDAR essa situação, desenvolver técnicas de controle dos pensamentos que levam você a controlar suas emoções e mudar seus sentimentos!
Jesus nos ensinou a “…não nos preocuparmos com o dia de amanhã…” por não termos controle sobre coisa nenhuma (a não ser o que vamos pensar!), Ele disse: “…basta a cada dia o seu mal…”; significa que teremos de lidar com o “mal de cada dia” quando ele ocorrer, QUE NÃO ESTÁ nas circunstâncias, nas “notícias” desafiadoras, nas muitas ideias, opiniões ou “alarmes” postados nas redes sociais, NÃO! O mal maior está em COMO VOCÊ processa tudo e qualquer coisa que chegue ao seu pensamento!
PENSE DIFERENTE, PENSE NOVO!!!
Lilian says
E quais são estas técnicas de controle de pensamentos que o sr cita no texto? Onde e como posso aprendÊ-las?